Turma da Simpatia realiza um lindo projeto literário sobre o livro "Felpo Filva"

Unidade: Uberlândia | 24 Nov 2021

As professoras Roneida Alves da Costa e Laura Souza, da Turma da Simpatia, conduziram um lindo projeto literário com os alunos, associando o conteúdo de Língua Portuguesa com as aulas de Artes Plásticas. O objetivo desse projeto foi estimular a expressão artística, a criatividade e também proporcionar uma experiência na qual as crianças pudessem vivenciar a paciência inteligente e pensassem a respeito da importância de selecionar os pensamentos.

Assim, as crianças leram a história do livro "Felpo Filva", de Eva Furnari. Felpo é um coelho que escreve poemas pessimistas e, em certo momento da história, recebe uma carta de uma fã, a Charlô, que discordava um pouco do conteúdo de alguns de seus poemas e dava sugestões para que os mesmos tivessem um conteúdo mais positivo.

Os alunos criaram títulos para seus livros e também outros como sugestão para deixá-los mais alegres e otimistas. Em outro momento, revendo alguns gêneros textuais citados no livro, como lista e receitas, os alunos fizeram uma lista das coisas que mais gostam de fazer e pensaram em uma receita que poderiam fazer em casa e que agradasse a toda a família.

Conversamos sobre a importância de mantermos pensamentos positivos na mente, pois são os que nos dão otimismo, energia e vontade e nos estimulam a realizarmos as atividades diárias com alegria e disposição.

Finalizamos o projeto com uma atividade realizadas com a professora Mônica Ferro Soave, de Artes Plásticas.