Convivência harmoniosa é tema de reflexões e conversações no 3º Ano

Unidade: Cidade Nova | 29 Sep 2021

Os alunos do 3º Ano, durante as conversações com a assessora educacional, Margarida Araújo, estão tendo a oportunidade de conversar e refletir sobre a convivência e as formas de torná-la cada vez mais harmoniosa.

Dando continuidade a essas reflexões, as professoras Márcia Regina Ferreira e Elisiane Souto desenvolveram uma atividade sobre “Como ser um bom amigo?”. Associando o tema ao conteúdo de Língua Portuguesa, foi solicitado que os alunos produzissem um texto, dividido em três parágrafos, respondendo sobre os seguintes aspectos: Como ser um bom amigo? Recordo de alguma experiência em que alguém foi um bom amigo comigo? Planeje uma situação/atitude para ser um amigo melhor.

Os textos foram produzidos em sala de aula, e todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar a leitura, levando a análise acerca das experiências relatadas.

Em um segundo momento, os alunos assistiram ao videobook do livro Lalina Menina, da autora Jaqueline Miotto Zolet, e refletiram sobre a possibilidade de trocar os pensamentos “ruins” por “bons” em diversas ocasiões, principalmente, em situações de convivência com os amigos, cultivando o afeto, o respeito e a amizade.

Para enriquecer esse trabalho, as professoras propuseram um desafio para a semana: convidar um amigo (ou mais) para realizar uma tarefa juntos. Pode ser por meio de chamada virtual, ou de forma presencial. Vamos cultivar a amizade, sentimento que une os seres humanos!