Alunos do 9º Ano participam de aula temática de História sobre "New Deal"

Unidade: Cidade Nova | 17 Jul 2021

A turma do 9º Ano participou de uma aula temática de História, cujo título foi "O New Deal: os remédios para um país doente", compartilhada com a presença de Lucas Maia Felippe Bacas, convidado externo, professor mestre em História pela Universidade de São Paulo e especialista no New Deal.

A aula teve a exposição do contexto Histórico do New Deal, conjunto de políticas econômicas e sociais adotado pelo governo dos Estados Unidos, na década de 1930, em resposta à Crise de 29 e à Grande Depressão econômica do período.

A atividade foi realizada para introduzir o tema para os alunos, a partir da visão de um especialista no contexto histórico em questão.

O trabalho teve como objetivo refletir acerca da importância das medidas adotadas contra a Grande Depressão e o seu impacto em reconfigurar a política e economia mundiais na primeira metade do século XX. A proposta baseou-se no desenvolvimento das habilidades da BNCC listadas abaixo:

  • (EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
  • (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

A atividade se revelou uma excelente oportunidade para proporcionar uma aproximação dos alunos com a pesquisa acadêmica e científica na área de História, por meio do contato com um especialista da temática.