6º Ano recebe visita especial do artista plástico e avô de aluno, Sr. Dionísio João

Unidade: Brasília | 12 Jul 2021

Durante a aula de Artes, com a professora Juliana Póvoa, o 6º Ano recebeu uma visita especialíssima: o artista plástico, e avô do aluno Rafael Cruz, também do 6º Ano, Sr. Dionisio João, foi à turma para falar sobre a influência da arte em sua vida, e sobre como ele a usa para elevar seus pensamentos.

Essa visita fez parte da programação do "bimestre da família", e foi uma forma de trazer a família para mais perto do Colégio. A atividade foi idealizada pela professora com a ajuda do próprio aluno e sua família, que generosamente se prontificou a ajudar no que fosse preciso.

A turma ficou muito animada com a visita que iriam receber e, de antemão, pesquisaram sobre o trabalho do Sr. Dionísio. Dessa forma, cada um pôde se preparar e elaborar perguntas que gostariam de fazer sobre a vida de artista plástico e do fazer artístico.

Durante uma roda de conversa, Sr. Dionísio relatou sobre a sua infância na Ilha da Madeira, em Portugal, acompanhando seu pai em seu ofício como pintor de igrejas. Ele mostrou algumas das obras de seu pai, como afrescos, quadros, tetos e abóbodas. Sr. Dionísio relatou que seu pai era responsável por toda a obra das igrejas de onde moravam e que, quando recebia uma demanda, levava 4, 5, 6 anos na construção diária daquela obra. Disse, ainda, que o cheiro de sua infância não é de um doce, de um perfume, de uma comida, e sim de tinta a óleo, material de trabalho de seu pai.

Os alunos ficaram sabendo que o Sr. Dionísio veio para o Brasil em busca de estudo e melhores condições de trabalho. Ele trabalhou como professor e matemático em toda sua vida laboral, mas nunca deixou de estudar as belas artes. Após se aposentar, se dedicou e ainda se dedica, integralmente, à arte. A técnica utilizada por ele é a de derramar a tinta pela tela, sem usar pincéis, apenas tintas e bisnagas.

Sr. Dionísio expressou que a arte não é só para adornar, que ela também conta histórias, manifesta um ponto de vista, chama a atenção para algum aspecto que precisa ser observado. Ao final, ele respondeu às perguntas dos alunos com muito entusiasmo.