Os alunos do 1º Ano A e B vivenciaram uma aula prática de Geometria com materiais inusitados

Unidade: Funcionários | 9 May 2021

Para introduzir o conceito de sólidos geométricos, as professoras Fernanda Silveira, Ana Gabriela Lemos, Juliana Domingues e Dalila Coelho, solicitaram às famílias dos alunos do 1º Ano A e B, que disponibilizassem alguns materiais diferentes: massinha de modelar, balas jujuba e palitos.

As crianças ficaram muito curiosas para saber o que fariam com esses objetos! No dia da aula, seguindo as orientações das professoras, foram aos poucos montando um sólido geométrico... e, então, que surpresa! Deram forma com palitos, massinhas e balas, a um cubo!

Durante a confecção do cubo, todos puderam por em prática valores que estão aprendendo a cultivar, pois algumas massinhas eram moles demais, exigindo paciência e cuidado ao modelá-las; a necessidade de mudar de material exigiu o cultivo da adaptação; a observação atenta também esteve muito presente no momento da montagem do objeto, assim como a prática do esforço e de fazer com gosto.

A partir do cubo pronto, foram trabalhados os conceitos de vértice, com bolinhas de massinha ou jujuba, e de aresta, com os palitos de maneira.

Em seguida, foram passados slides, por meio do Power Point, com alguns outros sólidos, como esfera, cilindro e bloco retangular (paralelepípedo). Nesse momento, as crianças puderam participar ativamente, marcando, na imagem de cada sólido, os vértices, arestas e faces.

Depois, um desafio: encontrar um sólido geométrico em casa! Todos correram em busca do que tinham: estojo, cola, caixas, etc.

Foi uma aula gostosa e os alunos ficaram muito envolvidos. Aprender em um ambiente de alegria, torna o aprendizado muito mais eficaz.

Ao final da aula, professoras e alunos refletiram sobre a oportunidade de aprender Matemática e cultivar valores para a vida.