5º Ano se aventura em seu Projeto Literário

Unidade: Chapecó | 27 Apr 2021

A turma do 5º Ano começou a viver uma grande aventura com o seu Projeto Literário, baseado no livro “A Ilha Misteriosa”, de Júlio Verne.

O projeto, orientado pelas professoras Kamila Pavi e Djaina Rieger, tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura e pelo conhecimento, estimular a imaginação, a criatividade, a pesquisa, aprimorar a escrita, enriquecer o vocabulário e despertar no aluno a possibilidade de ser “autor/escritor”.

“Os alunos ficaram fascinados pelo conhecimento que o autor traz em suas obras. Misturando ficção científica e realidade, aguça a imaginação do leitor, além de ensinar através da leitura, Geografia, História, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa”, relata a Professora Kamila.

Após assistir aos filmes “Viagem ao centro da Terra” e “Viagem 2 – a ilha misteriosa”, a turma analisou o que poderia ou não ser real, trechos e personagens que eles esperam que apareçam no livro, despertando a vontade de conhecer a história.

Dada a largada, hora de iniciar a leitura! “Que alegria observar nos alunos a vibração com a leitura do primeiro capítulo! Já faziam relação com os filmes, conheceram novas palavras e a forma como Verne trazia os momentos vividos pelos personagens. Espontaneamente, algumas crianças dramatizaram durante o recreio o episódio vivido pelos personagens, recriando a cena apresentada no livro”, manifestou a professora.

Com a professora de Inglês, teacher Jéssica A. Giaretta, a turma traduziu e analisou a música de Louis Amstrong, “What a Wonderful World”, que aparece em um dos filmes, pensando sobre a relação que a música teria com as cenas vividas pelos personagens.

No lançamento do projeto, uma caça ao tesouro pela escola estimulou ainda mais a leitura: as pistas estavam relacionadas aos personagens, especialmente a um deles, Cyrus Smith. Ao ler as pistas, os alunos precisavam relacionar os conhecimentos que já possuíam para poder decifrar os códigos e enigmas!

Logo mais, daremos mais “pistas” do que a turma do 5º Ano está vivendo com o projeto e decifrando alguns mistérios que aparecem na ilha.