A função de pensar e o conhecimento de si mesmo são estimulados com a leitura de livro no Infantil 5 B

Unidade: Funcionários | 12 Apr 2021

A professora de Literatura, Renata Pena, tem vivido momentos emocionantes com a turminha do Infantil 5 B. Em sua última aula, ela recordou com as crianças o livro lido: "Eu Sou Assim e Vou te Mostrar", de Heinz Janisch, em que o personagem fala das diferenças físicas entre os seres humanos.

Com o objetivo de estimular a função de pensar e o conhecimento de si mesmo, lançou para a turma a seguinte pergunta: “E o que temos dentro de nós?” As crianças imediatamente mencionaram diversos órgãos: coração, cérebro, músculos, intestinos, esqueleto, sangue, estômago, enfim, mostraram que já conhecem muito do corpo humano.

Em seguida, Renata lançou uma nova pergunta que, inicialmente, gerou um silêncio... “E o que mais temos dentro de nós? Já ouviram falar que temos um mundo interno? O que será que temos dentro desse mundo interno?”

Aos poucos, algumas mãozinhas apareceram nas telinhas e pediram a palavra! Foi lindo perceber que, tão pequenas, as crianças já têm, também, algumas noções da realidade do mundo interno, comprovando resultados da aplicação da Pedagogia Logosófica em suas vidas! Mateus Mendes manifestou: “Os pensamentos moram dentro da gente.” Sara de Lima disse: “A valentia mora no meu coração.”. Joli Bernardo falou: “O mundo interno fica dentro da gente, porque ele é o que comanda tudo, é onde moram as ideias, também.” Daniel Ferreira também deu sua contribuição: “O mundo interno fica dentro do coração e do cérebro!” E Rafael Campos completou: “Dentro da gente moram os sentimentos e os pensamentos.”

Para finalizar, Renata conversou sobre os valores que cada um tem, internamente, e que os tornam especiais! Esses valores que cada um possui, diferentes muitas vezes dos demais, possibilita que, na convivência, os seres humanos possam aprender uns com os outros!

“A mente da criança é terra virgem e fértil. Constitui, pois, não só uma necessidade, mas também uma obrigação moral e racional iniludível, contribuir para que germinem, nos pequenos mas fecundos campos mentais da criança, sementes ótimas, sementes que contenham em possibilidade de manifestação os recursos que a inteligência do homem necessita para emancipar-se de toda pressão estranha a seu pensar e sentir, e para vencer as dificuldades que há de enfrentar no curso da vida.” (Da Pedagogia Logosófica)