Turma do Turno Estendido aprende sobre os processos de transformação e evolução na natureza e em si mesmos

Unidade: Brasília | 12 Apr 2021

Na turma do Turno Estendido, de Educação Infantil, durante o horário da conversação, a professora Roseli Luro trabalhou com dois elementos concretos com a turminha. Foram eles:

• A germinação do feijão como um processo evolutivo
• A metamorfose da borboleta

A professora deu ênfase ao processo biológico por meio do qual a lagarta sai do casulo, transformando-se em borboleta. Ela explicou para os alunos que, dessa forma, a expressão "sair do casulo" significa recomeçar, redescobrir novos caminhos.

Para as crianças, foi uma grande descoberta poder observar todo esse processo de transformação, da mesma forma que ocorre com o feijão, que vai crescendo e se tornando uma planta.

Um dos alunos chegou perto da professora um dia, na hora do almoço, e falou: “Professora, eu também posso sair do casulo... Eu não comia feijão, e agora como!" Que importante conquista!