4º Ano aprende sobre eletricidade com um pepino

Unidade: Chapecó | 6 Apr 2021

Ao estudar sobre energia elétrica, a turma do 4º ano, das professoras Amanda Popiolski e Stefani Bosco, realizou uma experiência para compreender o funcionamento das pilhas, bem como a diferença entre pilha e bateria.

A aula foi realizada no Laboratório de Ciências, onde foi construída uma pilha com um pepino!
No início da prática, o pepino foi fatiado em rodelas e a turma fez “sanduíches” compostos por uma moeda, uma rodela de pepino e uma chapa de zinco, que representou a pilha. Ao tentar conectar o polo positivo do LED na moeda e o outro polo na chapa de zinco, o LED não acendeu, pois faltava energia/corrente. Então, iniciou-se o processo de sobrepor os “sanduíches”, um sobre o outro, até o LED acender (para três volts, foram necessários quatro sanduíches).

“A aula prática foi incrível, os alunos vibraram ao ver o LED acendendo, em nossa pilha com pepino. Com o experimento, além de comprovarmos alguns conhecimentos e analisar o funcionamento da pilha, foi possível analisar outros conhecimentos relacionados à diferença entre a energia de uma pilha e de uma tomada elétrica. Atividades utilizando LEDs e pilhas devem ser estimuladas, pois concretizam conceitos importantes e abstratos, difíceis de serem compreendidos apenas teoricamente”, relatou a professora Amanda.

O estímulo ao estudo tem sido uma prática constante na escola, incentivando os alunos a querer aprender.