Alunos do 4º Ano realizam estudos sobre os microrganismos

Unidade: Cidade Nova | 30 Mar 2021

As aulas de Ciências têm possibilitado muitas descobertas aos alunos do 4º Ano. No conteúdo dos microrganismos, seres vivos invisíveis a olho nu que existem em todos os cantos da Terra, eles aprenderam que o uso do microscópio possibilitou ao ser humano estudar essas minúsculas partículas de vida que habitam nosso planeta.

O estudo dos vírus também contribuiu para as crianças compreenderem o cenário de pandemia que estamos vivendo com a propagação do coronavírus. Elas puderam observar que algo tão pequeno pode causar grandes problemas para o ser humano. Entretanto, como somos seres constituídos por um maravilhoso mecanismo mental, podemos usar nossa inteligência criando recursos para enfrentar esses pequenos seres e fazer o bem.

Aprenderam ainda que nem todos os microrganismos são prejudiciais. Muitos deles são importantes para o nosso organismo. Alguns deles, inclusive, são utilizados para produzir alimentos, tais como o iogurte, os queijos e os pães.

Nesses estudos, eles vão aprendendo que as possibilidades humanas são infinitas e que podemos usar nossa observação tanto para o externo quanto para o interno. Com essa analogia, puderam compreender a importância de conhecer o próprio mundo interno e os pensamentos que o habitam, pois nele também há os benéficos e os prejudiciais para nossa vida, e que devemos proteger nossa mente pensando e cultivando defesas mentais.