Alunos do 6° Ano participam de atividade interativa sobre os biomas do Brasil

Unidade: Cidade Nova | 26 Oct 2020

Para diversificar a abordagem do conteúdo e ao mesmo tempo promover o engajamento dos alunos na construção do conhecimento, foi proposto a confecção de telas sobre cada bioma do Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE reconhece seis biomas no Brasil. São eles: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa. Os alunos fizeram a seleção das imagens e dos textos que complementaram as telas como legendas. Foi um trabalho artístico que permitiu também o treino da ferramenta Jamboard, do Google, contribuindo para a prática de habilidades digitais.

Cada aluno recebeu uma tela identificada com o seu nome. Os passos a seguir foram de acordo com a escolha do aluno que definiu as espécies de cada bioma, assim como ações antrópicas que comprometem a qualidade do habitat e de sua biodiversidade.

Durante a apresentação das telas, os alunos, por meio da oralidade, puderam discorrer sobre as ações de recuperação das matas nativas e também o resgate da fauna e da flora. Foi dada ênfase nas ações de voluntários e veterinários que, após as queimadas, se mobilizaram para dispor na mata recipientes com água e frutos para os animais do Pantanal. Os alunos destacaram também sobre as queimadas, que tiveram um forte impacto ao destruir árvores frutíferas reduzindo, assim, a oferta de alimento nas áreas atingidas pelo fogo.