Página: 87 de 917
Fundamental se prepara para viagem a hotel fazenda
Com o objetivo de preparar os alunos das turmas do Fundamental para a realização de um passeio em um hotel fazenda na próxima semana, a coordenadora do Fundamental Larissa Arantes e a assessora educacional Tatiana Moro prepararam uma apresentação para inspirar os alunos com relação ao tema anual da agenda “A Natureza, a primeira mestra do ser humano”. Os alunos foram reunidos no anfiteatro e a professora Larissa conduziu a atividade. Os alunos foram estimulados a identificar o que (...)
Leia mais4º Ano realiza Projeto da Paciência
A Turma da Paciência deu início ao projeto que leva o nome da turma. Para começar, as crianças estudaram o conceito de paciência e, em seguida, refletiram sobre a importância e o valor dessa virtude para a vida. A professora questionou as crianças, perguntando onde elas observavam exemplos de paciência na natureza. As respostas foram diversas: falaram sobre o crescimento das plantas, o desenvolvimento das flores e dos frutos, o ciclo de vida das borboletas, trouxeram o exemplo das (...)
Leia maisLaboratório de Aprendizagem Individual: um projeto de programas para altas habilidades
Desde 2023, o Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche, Unidade Brasília, desenvolve um projeto de programas para altas habilidades intitulado Laboratório de Aprendizagem Individual. Nesse Projeto, o aluno com altas habilidades se apropria do conhecimento de forma diferenciada de acordo com a sua área de interesse. São apresentados caminhos para o desenvolvimento de seu potencial, por meio de materiais específicos para pesquisa e atendimento com professores especialistas. É utilizado o (...)
Leia maisInfantil 4 A joga Bingo
O aprendizado no Infantil 4 acontece de forma lúdica e divertida! O sucesso com o bingo de letras é tão grande que professoras realizaram um bingo diferente com os nomes dos alunos. Cada criança recebeu a ficha com seu nome e alguns palitos de picolé. As professoras projetaram uma grande roleta do alfabeto e sortearam as letras. A cada letra sorteada, os alunos verificavam suas fichas e, marcavam com um palitinho a letra no seu nome. A atividade propiciou o cultivo de valores como a (...)
Leia mais4º e 5º Ano estudam o Norte
A professora Juliana (professora assistente do 4º e do 5º Ano) é natural da cidade de Porto Velho – RO. Em sua infância e adolescência, antes de se mudar para Uberlândia, ela viajou por diversos locais do norte do país e conheceu de pertinho a maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Para mostrar isso aos alunos, pensando em trazer a natureza para mais perto deles, a professora montou uma apresentação sobre essa floresta e explicou alguns pontos importantes, como o (...)
Leia mais5º Ano fortalece a colaboração
Em uma rodinha inicial, o 5º Ano conversou sobre a importância do respeito entre todas as crianças da turma. Por serem um grupo, sempre que um respeita o outro, o conjunto fica mais forte e mais feliz, caso contrário, fica mais fraco e desunido. As crianças puderam falar sobre como se sentem na escola e o que consideram importante para a convivência, recordando-se de regras importantes. Em conjunto com a língua portuguesa, a turma estudou sobre poemas, que também têm regras para (...)
Leia maisAlunos do Projeto Integral investigam a natureza
Os alunos do Projeto Integral – Educação Infantil – viveram mais um momento de grande investigação estimulante. No momento “Pequenos Cientistas", os alunos foram convidados pela docente a investigar a natureza que está no Colégio. Em um passeio alegre e estimulante e com uma lupa em mãos, deram início a mais uma aventura. Eles foram estimulados a observar tudo, as folhas, pedras, pequenos animais, árvores, a grama, uma poça d’água, ..., tudo que pudesse ser (...)
Leia maisPassaporte Literário no 5º Ano B
Para iniciar o Projeto Literário, a turma do 5º Ano B recebeu a visita da coordenadora geral da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Clarice Soares França, que fez a entrega do “Reading Passport”. Esse passaporte apresenta dicas de como ler de forma prazerosa, planejar como alcançar as metas de leitura, além de registrar os livros lidos e os próximos que serão escolhidos pelos alunos. Ao fazer anotações sobre o livro que leu, cada criança recebe em seu (...)
Leia maisO 1º Ano do Ensino Médio faz uma experiência prática sobre a densidade
A Pedagogia Logosófica orienta sobre a importância fundamental da “experimentação como base segura do processo rumo ao saber”. Para aplicar conceitos estudados anteriormente na sala de aula e associar ao cotidiano dos estudantes, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio fizeram um experimento no laboratório de Química, favorecendo a fixação do conhecimento necessário. Primeiramente, os alunos observaram três recipientes com líquidos transparentes. Os recipientes (...)
Leia maisInfantil 5 B desfruta do "Reading Time"
As crianças do Infantil 5 B participaram ativamente do Reading Time! Receberam novos livros para essa atividade tão especial. Com essa oportunidade, as crianças desenvolvem o gosto pela leitura. Além de terem contato com diversas obras, conversaram com os colegas sobre a experiência, relaxaram e “viajaram” com a mente pelas histórias e ilustrações. As leituras ocorreram em diferentes lugares e de diversas formas: na sala de aula, na sala de Música e Artes, sentados nas (...)
Leia mais