Alunos do Projeto Integral investigam a natureza

Unidade: Brasília | 20 Mar 2024

Os alunos do Projeto Integral – Educação Infantil – viveram mais um momento de grande investigação estimulante. No momento “Pequenos Cientistas", os alunos foram convidados pela docente a investigar a natureza que está no Colégio. Em um passeio alegre e estimulante e com uma lupa em mãos, deram início a mais uma aventura.

Eles foram estimulados a observar tudo, as folhas, pedras, pequenos animais, árvores, a grama, uma poça d’água, ..., tudo que pudesse ser observado.

Em um momento de grande observação, a própria lupa e sua capacidade de ampliar a visão impressionaram o grupo de alunos.

Experimentando esse recurso da função da lupa, as crianças trouxeram as seguintes observações:

“Professora tudo fica maior”.

“É muito legal, a florzinha é diferente quando olhamos com a lupa.”

“A formiguinha ficou grande”.

“O peixinho tem outras cores.”

“Será que é o mosquito da dengue?”

“Tem que tirar a água da folha para não ter dengue, assim o mosquito vai morrer”.

Atenta a todas as observações das crianças de 3 a 6 anos, a professora foi anotando todas as novas observações, que serão ponto de início de futuras investigações. Após esse momento, em rodinhas a docente pediu que cada um compartilhasse o que tinham observado. Quantas coisas grandes! Descobriram que existe um mundo muito maior do que conseguem ver.

A professora trouxe que a natureza tem muito a ensinar e a luta, por exemplo, foi algo criado pelo homem, observando a natureza. Assim, as crianças puderam comprovar como a natureza pode ser sua mestra.

Todas as perguntas e observações foram anotadas e servirão para novas investigações!