Laboratório de Aprendizagem Individual: um projeto de programas para altas habilidades

Unidade: Brasília | 21 Mar 2024

Desde 2023, o Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche, Unidade Brasília, desenvolve um projeto de programas para altas habilidades intitulado Laboratório de Aprendizagem Individual.

Nesse Projeto, o aluno com altas habilidades se apropria do conhecimento de forma diferenciada de acordo com a sua área de interesse. São apresentados caminhos para o desenvolvimento de seu potencial, por meio de materiais específicos para pesquisa e atendimento com professores especialistas. É utilizado o recurso de metodologias ativas, colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. A partir de uma questão norteadora, em geral ligada à realidade dos estudantes, eles investigam, debatem e elaboram um produto ou uma possível solução, usando os conteúdos curriculares.

Um desses projetos é o Clube do Investigador que acontece todas às terças-feiras. Este projeto é desenvolvido pela Bibliotecária Escolar Jéssica Maciel e tem como foco auxiliar o aluno a compor seu Projeto e a colocá-lo no papel. O aluno é auxiliado na busca de uma Questão de Pesquisa (problema de pesquisa, a pergunta norteadora), a identificar o problema de interesse e expandir o tema. Ele também é instruído na coleta dos dados, em sua análise e interpretação, o estimulando a apresentar os resultados.

As crianças apresentam então os resultados a partir de múltiplos meios que são definidos pelo próprio discente: artigos, músicas, poemas, contos, apresentação de slides, jornal, revista, maquete, aulas para outras turmas e etc.

O Clube acontece, semanalmente, no ambiente da biblioteca e, em sala de aula, quando o discente finaliza as atividades propostas pela sua professora e quer dar continuidade ao desenvolvimento do seu projeto.

Essa é uma ótima oportunidade para apoiar, com atividades instigantes e metodologias ativas, alunos que apresentam altas habilidades. O Colégio tem muito orgulho dos resultados apresentados até aqui!