O 1º Ano do Ensino Médio faz uma experiência prática sobre a densidade

Unidade: Funcionários | 20 Mar 2024

A Pedagogia Logosófica orienta sobre a importância fundamental da “experimentação como base segura do processo rumo ao saber”.
Para aplicar conceitos estudados anteriormente na sala de aula e associar ao cotidiano dos estudantes, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio fizeram um experimento no laboratório de Química, favorecendo a fixação do conhecimento necessário.

Primeiramente, os alunos observaram três recipientes com líquidos transparentes.
Os recipientes continham:

- Água
- Solução aquosa de cloreto de sódio
- Água com etanol

Nos recipientes, foram colocados objetos de vários materiais, como plástico, metal, madeira etc. Também foram adicionados nos recipientes latinhas de Coca-Cola comum e zero. Os alunos observaram diferenças na densidade dos objetos e dos líquidos.

Em um segundo momento, abriram as latas de Coca-Cola e retiraram o gás. O líquido das latinhas, tanto o zero quanto o comum, foi derramado em recipientes diferentes. Os alunos constataram que a presença do açúcar na Coca comum torna esse líquido mais denso que o líquido do refrigerante zero.