Escolha dos representantes de turma permite que alunos do Fundamental 2 pratiquem os conceitos de Cidadania e Democracia

Unidade: Cidade Nova | 31 Mar 2020

Os alunos do Fundamental 2 iniciaram o ano colocando em prática o que eles vêm aprendendo, ao longo dos anos no Colégio Logosófico, sobre os conceitos de Cidadania e Democracia, na ocasião da eleição dos representantes de turma.

Para fazer essa escolha, os alunos tiveram aulas em que os docentes levantaram as seguintes reflexões:

• O que significa ser representante de alguém?
  • E ser representante de uma turma em uma escola, o que significa?
  • Quais devem ser as características do representante de uma turma?

A turma também estudou sobre as qualidades de um representante:

1. RESPONSABILIDADE - pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, ser assíduo e pontual, ser organizado.
  2. ESPÍRITO DE INICIATIVA - saber tomar decisões, ser realizador, saber imprimir dinamismo ao grupo.
  3. ESPÍRITO DEMOCRÁTICO - saber acolher; respeitar as ideias dos outros; estimular as ideias do grupo; sentir-se igual em direitos e deveres.
  4. PARTICIPATIVO - envolvido com a escola.
  5. DISPONIBILIDADE - ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante.
  6. FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE RELACIONAMENTO.
  7. ESPÍRITO DE EQUIPE.

Após os estudos, foram realizadas as eleições e todos viveram um momento importante para o crescimento individual e coletivo!