Alunos do Fundamental 2 refletem sobre o presente, o passado e o futuro

Unidade: Rio de Janeiro | 23 Oct 2019

A Pedagogia Logosófica visa sempre a evolução e a superação do homem. Este caminho deve ser traçado de forma consciente, considerando as atitudes e os valores como objeto de análise e reflexão sempre. A partir desse conceito, foi criada uma atividade pedagógica que proporcionou aos alunos a oportunidade única de se conectarem com o tempo presente da cidade, mirando o futuro; mas não para o futuro que se desenha hoje, dentro da parte ambiental e histórica, no qual a floresta e o museu são espaços pouco valorizados.

Desta forma, os alunos puderam perceber que o passado tem muito a nos ensinar. Eles aprenderam que o reflorestamento de parte da Mata Atlântica, "perdida" na colonização, pode ensinar que a memória revive por meio da ação e que, sim, os erros do passado podem servir de aprendizado para que o futuro se construa com mais esperança.

Nesse sentido, todos os estudos realizados e a visita ao Museu mostrou aos alunos que o conhecimento é um importante aliado na preservação de história, do meio ambiente e dos valores que querem deixar para as futuras gerações.