5º Ano visita o Hemocentro e aprende sobre a doação de sangue

Unidade: Uberlândia | 5 Oct 2019

Para enriquecer o estudo sobre o sistema circulatório, os alunos da Turma da Gratidão (5º Ano) visitaram o Hemocentro de Uberlândia e receberam explicações sobre a Fundação Hemominas.

As crianças ouviram sobre a importância da doação, já que não existe substituto para o sangue e o ato de doar representa a única forma de muitas pessoas continuarem vivendo. Também aprenderam quais são os requisitos para ser um doador, quais os procedimentos no ato da doação e que, apesar de ainda não terem a idade para doar, podem estimular parentes a praticarem esse ato tão nobre.

Algo que chamou muito a atenção da turma foi saber que o sangue doado é fracionado – separado em vários componentes – e cada paciente somente receberá a parte que seu organismo precisa.

Em seguida, os alunos foram levados ao corredor da sala de doações e puderam ver, pelo vidro da parede, algumas pessoas doando. Viram também o processo do fracionamento do sangue e as bolsas – tanto com sangue fresco total, quanto as bolsas com plasma isento e o concentrado de plaquetas.

“Foi uma visita bastante proveitosa, os alunos gostaram muito e fizeram várias perguntas que surgiram a partir das primeiras explicações dadas pelos monitores do Hemocentro. Foi muito enriquecedor!”, disseram as professoras.