“O equilíbrio do corpo e da mente” foi tema de estudo no Infantil 5B

Unidade: Chapecó | 26 Sep 2019

Os alunos do Infantil 5B estão estudando e aprendendo sobre a pergunta Por que a gente caminha?, apresentada pela colega Yasmin Sanagiotto Potrich e que está relacionada ao projeto de estudos Pergunta: ponte para os conhecimentos!.

A turma aprendeu e observou que os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos.

Foram realizadas diversas atividades em que o desenvolvimento do equilíbrio permitiu às crianças vivenciarem, conscientemente, o movimento corporal. Assim, as professoras desafiaram a turma a caminhar de diferentes formas: batendo palmas, com passo de formiga, de elefante, caminhar balançando os braços, nos calcanhares, na ponta dos pés, de cócoras, com os joelhos para dentro e para fora, saltitando, com um pé só, correndo, de costas e de várias outras formas.

Em outro momento, a turma buscou compreender e encontrar o próprio equilíbrio com criatividade e auxílio de diferentes elementos físicos ou mentais, através da brincadeira com pernas de pau.

Utilizando uma analogia, as professoras trouxeram uma balança para a sala, estimulando as crianças a analisarem suas características e a observarem que a balança ficava equilibrada de acordo com o peso colocado em seus pratos.

Diante disso, as docentes questionaram: “O que precisamos equilibrar em nossas vidas?” e as crianças manifestaram suas compreensões:

“Precisamos equilibrar nossa alimentação!” (Gabriel Savio Viecili)

“Precisamos equilibrar os nossos pensamentos!” (Davi Mello)

“Precisamos ter equilíbrio na nossa ‘casa mental’!” (Davi Dariano)

Assim, os alunos foram refletindo sobre as suas ações para alcançar o equilíbrio na vida prática e na mente, bem como nos deveres e no lazer que realizam durante o dia.

“A analogia de equilibrar os pensamentos às ações foi uma atividade palpável e produtiva para as crianças. Elas concluíram que para uma melhor convivência é necessário manter a atenção aos pensamentos”, explicou a professora regente da turma, Daniela Schiavini.

“O homem deve intensificar sua atividade até encontrar seu centro de gravidade e conseguir o equilíbrio, mas primeiro deverá saber que uma maior intensidade de movimentos (produção da inteligência) corresponde a uma maior estabilidade e equilíbrio." González Pecotche