Infantil 3 A inicia estudos sobre o vento

Unidade: Florianópolis | 17 Sep 2019

Tudo começou em uma tarde com muito vento, quando a turma do Infantil 3 A estava na sala referência e um barulho diferente tomou conta do ambiente. Muitos olhares curiosos e perguntas começaram a surgir. Algumas crianças diziam ser de uma motosserra, outros achavam que eram os colaboradores da jardinagem que estavam com algum equipamento ligado. A partir de então, começou a investigação.

A turma começou a perceber que o barulho vinha da porta da sala e que, quando a janela estava fechada, desaparecia. Foi aí que as crianças descobriram que o vento que estava lá fora entrava pela janela e passava no friso da porta fazendo todo aquele barulho. Então a turma partiu para a observação: colocaram as cadeiras na janela e observaram a ação do vento. Que lindo ver a ação da natureza!

As professoras começaram a levantar hipóteses: "O que é o vento? Quem faz o vento? Será que vemos o vento?” Algumas crianças começaram a responder: “eu acho que é alguém soprando muito forte”, “acho que existe um ventilador gigante no céu, ele que faz o vento”, “o fogo e o ar que fazem o foguete subir é que faz o vento”, “o vento está em todas as nuvens”, “será que alguém tem o controle do vento?”, “pode ser um planeta dando energia a outros planetas”. Foram muitas respostas inspiradoras e estimulantes!

Em seguida, a turma iniciou uma nova etapa, a da experimentação. Com o auxílio de uma folha de papel, os alunos movimentaram os braços produzindo um leve vento. Depois pegaram um ventilador e perceberam que o vento ficou bem mais forte. Foi então que as professoras lançaram uma pergunta: “para fazer o vento precisamos de quê?”. As crianças, com muita certeza, responderam que precisamos de uma força. No caso do papel, responderam que a professora precisou fazer força nos braços para movimentar o papel, já no caso do ventilador viram que precisa da energia elétrica para fazer a força nas pás do ventilador.

As crianças também descobriram que existem outros instrumentos que podem identificar a ação do vento, como é o caso do cata-vento. Pensando nisso, a turma criou dois lindos cata-ventos que serão fixados no parque e no campo de observação para novas descobertas acerca do vento.

Mas a experiência não termina por aqui! Os alunos ainda estão com muitas dúvidas e muita disposição para investigar o assunto. Querem descobrir o que gera o vento na natureza e qual é a força necessária para fazer o vento balançar as plantas e fazer o barulho que iniciou toda essa pesquisa.

Que tal embarcar nessa pesquisa com a gente?

Fique sempre de olho aqui nas notícias do Colégio!

“Procurem, pois, construir cada um de vocês, em silêncio, em comunhão com suas consciências, a famosa varinha mágica que irá tocando a Natureza ali onde exista um tesouro a ser descoberto. Essa varinha, logicamente, deve ser feita com os conhecimentos que se vão adquirindo.” Sabedoria Logosófica