Alunos intercambistas envolvem os colegas do 3º Ano com ricas apresentações

Unidade: Funcionários | 14 Aug 2019

Para favorecer a participação dos alunos intercambistas nas aulas, eles foram envolvidos em uma atividade bem instrutiva e diferente.

Com o objetivo de resgatar para a turma, informações sobre aspectos geográficos de seus países de origem, os alunos Jacob Petri Lindgreen (Dinamarca) e Keturah Grace Roeser (Estados Unidos) e a aluna Sofia Ventura, que retornou de um intercâmbio na Itália, receberam uma carta convite com a solicitação de uma apresentação em PowerPoint dos seguintes aspectos:

• Localização geográfica do país.
  • Aspectos físicos: vegetação, clima, hidrografia, relevo e biomas.
  • Aspectos humanos: cultura, demografia e iniciativas do bem que trabalhem a solidariedade entre as pessoas.
  • Aspectos ambientais: problemas e soluções que envolvam o meio ambiente urbano e rural.
  • Aspectos políticos: governança e administração pública.
  • Outros aspectos que diferenciam o seu país de origem do Brasil.

A experiência possibilitou o fortalecimento do vínculo entre os alunos intercambistas com a turma do 3° Ano. Eles apresentaram o que lhes foi pedido, em português, durante aproximadamente 20 minutos, e venceram a timidez com valentia e boa vontade.

Nos dias que antecederam a apresentação para a turma, eles se reuniram na Biblioteca e para vencer o desafio utilizaram-se de algumas estratégias. Um ajudava o outro na elaboração dos slides.

O aluno Jacob pediu gentilmente para a funcionária da Biblioteca, Tanise Nagem, que ouvisse sua apresentação e corrigisse as palavras erradas. Ele também pediu que ela treinasse sua pronúncia no Português.

Os alunos do 3° Ano fizeram anotações durante as 3 apresentações e por vezes, um ou outro pedia para saber um pouco mais sobre algum aspecto.

“O exercício de estar atento às questões que envolvem a Geografia, à percepção do espaço geográfico, se faz na cidade onde residimos e também quando temos a oportunidade de viajar e conhecer outras culturas”, explicou a professora Suely Takahashi.