Turma do Infantil 1B aprende Matemática cantando e realizando atividades lúdicas

Unidade: Goiânia | 10 Jun 2019

Dentro do projeto Baú das Descobertas, as professoras Keila Fonseca e Karine têm oferecido muitos momentos de conhecimento às crianças. Elas escolheram alguns deles para realizarem uma atividade muito lúdica relacionada à Matemática, no qual envolvia a contagem numérica oral e o uso de recursos de imagens.

Sentados em roda, primeiro foi apresentada a música A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. As crianças fizeram várias observações sobre algumas características da galinha. Em seguida, foi realizado o momento lúdico da Matemática: a contagem dos ovos. Para que o momento ficasse ainda mais atraente, as docentes apresentaram ovos de plástico muito semelhantes aos ovos reais, fizeram um cartaz com a imagem de uma galinha e de uma cesta (ninho), onde as crianças colocaram os ovos. As crianças foram ativas o tempo todo, desde a montagem do cartaz à contagem e colagem dos ovos no ninho.

Um dos eixos estruturantes da Educação Infantil é o BRINCAR. Associado à Matemática, além de explorar algumas características da ave, trabalhamos a contagem oral e a imagem da sequência numérica ao juntar “mais um ovinho”.

Segundo as professoras, as crianças demonstraram alegria ao ver a imagem da galinha, e quando cantaram sentiram-se felizes e estimuladas com mais um momento de aprendizado. “É sempre muito gratificante proporcionar aulas diversificadas e motivadoras aos pequenos; perceber o quanto estão absorvendo com essas dinâmicas é algo muito estimulante”.