Alunos do 8º Ano fixam conteúdo de Matemática com o “Jogo Real”

Unidade: Funcionários | 23 Mar 2015

Para fixar o conteúdo programático sobre Conjunto dos Números Reais e favorecer que os alunos vivenciassem um momento de descontração e preparo especial para a realização da primeira prova de Matemática, a professora Ana Flávia Stochiero Duarte realizou com as turmas do 8º Ano, dividas em duplas ou trios, o Jogo Real.

“Durante uma atividade de sondagem verifiquei que a insegurança e o temor frente à avaliação eram, para uma grande parte dos alunos, fatores que ocasionavam muitos erros. Perguntei-me o que deveria fazer para colaborar com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Como é de costume nessa área de conhecimento, foram realizadas aulas expositivas, seguidas de várias atividades de fixação, com participação ativa dos alunos. Após a correção de tais atividades, as turmas puderam sanar as últimas dificuldades detectadas, numa atividade descontraída, realizada no mesmo dia da prova”, explicou a docente.

As turmas jogaram num ambiente favorável ao esclarecimento de dúvidas. O jogo, elaborado pela professora, consistiu em localizar o ponto correspondente a cada valor na reta numérica, sendo que para isso cada aluno precisava efetuar expressões que envolviam valores reais. Na atividade foi possível trabalhar também com o valor do empenho e da força de vontade no processo de aprendizagem, além da importância de nos mantermos serenos e realizarmos um bom preparo, antes de uma atividade avaliativa.

Veja alguns depoimentos:

“Eu gostei do jogo; me ajudou a raciocinar e, principalmente, por ser antes da prova, me ajudou a acalmar e fazer a prova mais confiante.” Bruna Miranda

“Eu adorei o Jogo Real! Ele me ajudou a calcular as raízes e colocá-las na reta numérica. Eu acho que fui bem na questão que pedia isso na prova.” Marcelo Machado