Infantil 5B e 1ºB conversam sobre “Amigos Inesquecíveis”

Unidade: Funcionários | 31 Dec 2018

As duas turminhas estudaram, durante alguns meses, como fazer e cultivar amigos, dando ênfase às atitudes que podemos ter para nos tornarmos inesquecíveis na vida dos demais. Estimular na criança o querer se tornar um amigo, experimentando a necessidade de cultivar a atenção e o carinho, a generosidade e a simpatia. Além disso, a importância  de conversar para resolver os problemas.

O 1º Ano fez também uma conexão com o estudo que a professora estava fazendo sobre a Lei de Herança, favorecendo que as crianças tomassem contato com a imagem de que somos nossos próprios herdeiros do futuro e para que esse futuro seja feliz, temos que fazer coisas boas no presente, cultivando bons sentimentos e tratando bem os demais.

O pensamento de realizar esse trabalho surgiu de uma necessidade observada nas  turmas, relacionada à convivência. Após conversas especiais sobre o assunto, observações e prática do cultivo da simpatia, as turmas receberam, em sala de aula, os amigos de infância da assessora educacional Letícia Vianna,  para contar como se tornaram, ao longo da vida escolar, amigos inesquecíveis uns para os outros.

As crianças escutaram exemplos eloquentes da prática do cultivo de muitos valores para serem “amigos inesquecíveis. Cada visita deixou sua parte de alegria e simpatia na vida das crianças!

“(...)Todo gesto generoso, todo oferecimento de ajuda, ainda nas coisas mais simples, cultiva a simpatia e desperta sadias reações de amizade e sinceridade.” Coleção da Revista Logosofia Tomo 1, pág. 235

“O trabalho contribuiu para despertar nas crianças a vontade de ter boas atitudes com os demais, exercitando a observação e a recordação, como aspectos importantes no processo do verdadeiro querer fazer o bem e, identificar através da prática, o que nos faz sermos inesquecíveis na vida dos demais. Foram momentos especiais demais, tanto para mim quanto para as crianças, que tomaram contato com o que podemos fazer para cultivar a simpatia, ficando atento às atitudes que despertam sadias reações de amizade. Durante o trabalho desfrutei da oportunidade de recordar de cada um dos meus amigos de modo muito especial!” Letícia Viana

“Aprendi que a simpatia é a melhor coisa do mundo!” Marina Costa

“Eu aprendi que tem que cuidar da amizade.” Arthur Lima

“Aprendi que a amizade é maior do que as coisas ruins que acontece com os amigos.” João Pedro Pacífico

“Aprendi que na balança, a amizade pesa mais, é mais importante!” Ana Beatriz Lacerda