Infantil 3 aprende valores importantes para o equilíbrio na vida por meio de estudos sobre artistas circenses

Unidade: Cidade Nova | 1 Dec 2018

Dando continuidade aos estudos do projeto anual A busca do equilíbrio, as docentes Naiane Monique e Mariele Pires iniciaram o estudo sobre um novo artista circense: o trapezista.

Elas apresentaram um PowerPoint e alguns vídeos para ilustrar a atuação deste profissional, que utiliza em seus números um aparelho aéreo (o trapézio), constituído por uma barra horizontal pendurada por cordas, e que pode ser realizada por duas ou mais pessoas. Com o intuito de evitar consequências adversas, é importante que o artista seja leal aos seus companheiros e consciente de sua atuação, passando confiança para o outro.

Em seguida, as professoras refletiram com as crianças sobre a importância da confiança na convivência entre as pessoas. Ressaltaram também que essa virtude se fortalece à medida que ampliamos as bondades das nossas intenções. Para ilustrar essa afirmativa, elas passaram um vídeo da história do garoto Fábio, uma criança que levava vários brinquedos para a escola e não se sentia seguro para emprestá-los para os colegas, preferia brincar sozinho. Certo dia, durante o caminho de volta para casa, falou com a mãe que não queria voltar para a escola porque ninguém brincava com ele. Ela logo perguntou ao filho se ele convidava os amigos para brincar e ele respondeu que não, que não gostava de emprestar seus brinquedos. A mãe sugeriu que ele experimentasse compartilhar os seus objetos para ver o que sentiria. No dia seguinte, Fábio foi valente e confiou de emprestar os brinquedos aos colegas. Eles se divertiram bastante. Ao se encontrar com a sua mãe, relatou que foi um dia muito especial, pois a experiência de emprestar os brinquedos aos amigos lhe somou muitas alegrias e que todos a sua volta ficaram felizes.

“Nossa turma adorou essa história! Estão bastante estimulados com as descobertas que terão a oportunidade de realizar através deste estudo”, destacou Naiane.