Projeto sobre Brincadeiras movimenta turma do Infantil 4

Unidade: Chapecó | 1 Dec 2018

O Infantil 4 A, das professoras Débora Bortolotto, Thainá C. Restelli e Eliza V. Boschi, realizou o projeto Brincadeiras. Inicialmente foram realizadas várias rodas de conversas com os alunos estimulando a pensar sobre o tema. As crianças participaram com alegria e entusiasmo, contando suas vivências e apresentando o que conheciam e o que queriam aprender a respeito.

Como forma de vincular escola e família, foi realizada uma pesquisa com os pais fazendo um levantamento de dados e a construção de um gráfico com as brincadeiras da infância. Nesta atividade, as crianças descobriram brincadeiras diferentes com sua família e puderam perceber que algumas delas são mantidas até hoje.

Na etapa seguinte cada aluno escolheu um país e pesquisou com a família uma brincadeira típica deste local. A cada segunda-feira um aluno apresentava sua pesquisa através de um cartaz, e ensinava a brincadeira aos demais. Já na sexta-feira, o desafio era maior, pois o aluno deveria ensinar a brincadeira pesquisada aos amigos do Infantil 4B.

Durante as apresentações, as professoras complementavam com aspectos como moradia, clima, curiosidades culturais dos países de origem de cada brincadeira... Outra atividade realizada após as apresentações era preparar um prato da culinária típica do país estudado.  Neste ponto, o projeto relacionou-se com outro estudo realizado pela turma, que foi sobre a alimentação.

De acordo com as docentes, o estudo sobre as brincadeiras foi muito importante para o Infantil 4, pois ampliou o entendimento sobre o tema, além de estimular o brincar, a convivência em grupo, trabalhar a generosidade e vencer inibição. “A partir deste projeto, começamos a observar, nos momentos de brincadeira não direcionada, que os alunos brincavam de várias brincadeiras que tinham sido apresentadas pelos colegas, comprovando que seus repertórios tinham aumentado”.