Turma do 2° Ano aprende (e ensina) a fazer origamis

Unidade: Uberlândia | 1 Dec 2018

Para dar início ao projeto literário com o livro O origami de Lara, do autor Marcelo H. Pontarolo, as professoras da Turma da Bondade (2º Ano) Priscila Verri e Analy Ranuzi prepararam uma surpresa para os alunos:  decoraram a sala com alguns origamis e usaram um grande chapéu de papel, também de origami.

As crianças se divertiram ao vê-las com o acessório e receberam um convite para embarcarem em uma deliciosa viagem ao mundo da infância.  As docentes apresentaram o livro e perguntaram: “Crianças podem fazer origami? O que mais podem fazer? E o que não devem fazer? E nós, professoras, o que fazíamos quando crianças?”. Então elas compartilharam um pouquinho de suas vivências da infância.

As docentes também propuseram aos alunos que pesquisassem sobre a origem do origami e as virtudes necessárias para a confecção dos mesmos. Todos descobriram, por meio das atividades práticas, que é preciso atenção, concentração, paciência, esforço e vontade de querer aprender.

Com a ajuda dos pais, as crianças fizeram em casa um origami e trouxeram para mostrar aos amigos. Como já estava combinado que ensinariam aos amigos do 4° Ano a fazerem um origami, escolheram um de pavão. Foi uma atividade desafiante e estimulante!

A professora de Artes Visuais foi convidada a participar deste projeto de forma interdisciplinar. Assim, os alunos ampliaram suas descobertas com uma atividade diferente: montaram uma paisagem com os origamis que fizeram.  Para seguir as orientações e técnicas trazidas pela professora foi necessário se esforçarem com paciência e atenção.

“Observei alegria e empenho nos alunos. Sentiram-se estimulados a fazer o origami do pavão de forma autônoma, cooperando uns com os outros, exercitando a paciência, o saber ouvir e falar com o amigo de sala”, observaram as professoras.