7º Ano se empenha no cultivo do “Jardim da Vida”

Unidade: Funcionários | 18 Nov 2018

As imagens analógicas se constituem num importante recurso pedagógico para apresentar elementos de grande valor para os alunos. Entre outras coisas, elas permitem refletir sobre questões da vida diária. Foi com este objetivo que os professores de Ética promoveram um ciclo de estudo sobre a vida e os cuidados e atenções que ela merece.

A professora Terezinha Kimura visitou as turmas para falar sobre os cuidados que o jardim exige e sobre a importância de tê-lo permanentemente bonito o ano todo. Explicou alguns pontos fundamentais para se ter em conta em seu cultivo. Destacou a qualidade da terra, a quantidade de água, luz e calor. Ressaltou também o bioma presente, o que são pragas e o que são colaboradores no resultado final.

Os professores utilizaram dessa analogia (os cuidados com o jardim) para realizar um trabalho sobre os cuidados com o Jardim da Vida. Na Mostra de Cultura e Conhecimentos os alunos apresentaram o resultado desse trabalho através de cartazes.

Outro ponto que se destacou foi a oportunidade de  praticar, em sala de aula, vários valores relacionados no momento da produção dos cartazes, entre eles a paciência, a tolerância, a colaboração, a participação ativa, a amizade, e o respeito às opiniões divergentes.

Este foi um trabalho que teve grande repercussão em todos os alunos e professores!