6º Ano organiza “banquete dos deuses” para culminar os estudos sobre a Grécia Antiga

Unidade: Brasília | 11 Nov 2018

Após a finalização do conteúdo relacionado à Grécia Antiga, os alunos do 6º Ano sugeriram colocar em prática o que aprenderam e, para tal, organizaram um banquete dos deuses no Monte Olimpo!

Os nomes dos principais personagens da mitologia grega foram sorteados entre os alunos. Cada um ficou responsável por pesquisar sobre o deus sorteado e criar uma fantasia e uma apresentação oral para o dia da festa grega. Sabendo que, na cultura grega, os deuses eram adorados e agraciados com fartura e diversão, cada aluno também ficou encarregado de trazer um lanche ou bebida para o evento.

Durante o processo de preparação, os adolescentes se empenharam na pesquisa, buscaram a história de cada um dos deuses, fizeram as ligações genealógicas entre eles e a equivalência entre os nomes gregos e romanos – o que ajudou a contemplar parte do conteúdo sobre a civilização romana.

No dia do banquete, a sala de aula foi transformada em um salão de festa: continha uma mesa central para as comidas e bebidas e o espaço livre para as apresentações. Ao som de música grega antiga, estiveram presentes os deuses moradores do Olimpo - Zeus, Afrodite, Hera, Poseidon, Atena, Apolo, Ártemis, Hermes e Dionísio, - e também os convidados mitológicos, Cronos, Clio, Perséfone, Psiquê, Ártemis, Urano, Horas, Têmis, Eros, Mnemósine e Hades.

O banquete contou com a presença “especial” do famoso poeta grego Homero, responsável por deixar grande parte da memória sobre os gregos e seus deuses nas páginas da Ilíada e da Odisséia.

Os alunos puderam observar como os deuses, segundo a mitologia grega, influenciava diferentes aspectos da natureza e identificaram a evolução do conhecimento; o que nos permite, hoje, alcançar verdades que, outrora, as antigas civilizações não abarcavam.

Todos os alunos capricharam nas apresentações e fantasias, e aprenderam ainda mais sobre os gregos de uma maneira bem divertida!