Alunos do Infantil 3 participam de atividades sobre a coleta seletiva

Unidade: Cidade Nova | 11 Nov 2018

Dando continuidade aos estudos do projeto Pátria, as professoras Naiane Monique e Mariele Pires iniciaram uma nova investigação com a turma do Infantil 3 sobre o tema Coleta Seletiva. Trata-se de um esforço que cada cidadão pode cultivar, com o intuito de colaborar na preservação dos recursos da nossa Pátria e na redução do lixo urbano.

Em uma conversação, as docentes refletiram com os alunos sobre a diferença entre o termo “lixo” e “resíduo”. O primeiro refere-se a qualquer tipo de item que não tem mais utilidade e não pode ser reutilizado. Resíduo, por sua vez, é o nome dado ao material que pode ser reutilizado de outra forma. Em seguida, elas incentivaram as crianças a observarem as propriedades que diferenciam alguns tipos de materiais: metal, papel, vidro, metal e resíduos orgânicos.

Num segundo momento, por meio de um jogo educativo online, trabalharam com as crianças algumas das cores de lixeira que compõem a coleta seletiva e o tipo de material que devem depositar em cada uma delas, sendo: azul (papel); amarelo (metal); vermelho (plástico); verde (vidro) e marrom (resíduos orgânicos). “Os alunos adoraram a dinâmica! Ficaram atentos às explicações e aos comandos da brincadeira”, afirmou Mariele.