2º Ano conhece a origem do Colégio Logosófico

Unidade: Florianópolis | 21 Oct 2018

As crianças do 2º Ano, durante o mês de agosto e setembro, estudaram a respeito das escolas, tanto as atuais quanto as de antigamente. Foram utilizadas diversas estratégias: entrevista com os pais para saber como eram as escolas na sua época, vídeos que mostravam a diferença entre as escolas e a leitura do livro A caminho da escola (de Rosemary McCarney e Plan International), que mostra fotografias de crianças em diferentes regiões do mundo e como elas fazem para ter acesso à educação.

Para relacionar com a realidade vivida pelas crianças do Colégio Logosófico, as professoras convidaram a médica e estudante de Logosofia, Mariza Anzanello Fontes. Durante o bate papo foi conversado sobre o que serviu de motivação para a criação do Colégio Logosófico tanto em Florianópolis, quanto no mundo. As crianças se prepararam muito para este momento, formulando as seguintes perguntas:

• Quando começaram a pensar em fazer um Colégio Logosófico?
  • Por que o Colégio Logosófico foi criado aqui em Florianópolis?
  • Como foram escolhidos os primeiros professores?

Dessa forma, as crianças descobriram que desde a criação das escolas logosóficas para adultos, havia o anelo de criar um Colégio para crianças. Em Florianópolis os estudantes tinham a imensa vontade de que as crianças descobrissem, desde cedo, a existência dos pensamentos, do mundo interno e como poderiam ser cada vez melhores e mais felizes. Como presente, a estudante também deixou uma pergunta para as crianças:

• O que vocês poderiam fazer para retribuir o bem que tem recebido desta escola?

“Recordar o bem recebido é tornar-se merecedor de tudo o que amanhã nos possa ser oferecido.” Sabedoria Logosófica