Crianças do Infantil 3 descobrem as letras do alfabeto

Unidade: Florianópolis | 21 Oct 2018

Neste mês, a turma do Infantil 3 realizou a leitura do livro De A a Zanzibar, escrito por Grasiela Sousa da Silva do Nascimento e Marcos A. Faccio.

De forma divertida e com lindas ilustrações, o livro traz palavras cujas iniciais são destacadas com o objetivo de apresentar o alfabeto às crianças que estão começando a ter contato com o mundo das letras. A turma ficou muito estimulada e surgiu uma pergunta muito interessante na roda de conversa: como se escreve um livro?

As professoras contaram que a autora Grasiela morava em Florianópolis. Assim, surgiu a ideia de convidá-la para visitar a escola e falar um pouco sobre como escreveu o livro.

Diante disso, a turma fez um texto coletivo para convidá-la a contar como escreveu o livro. Os alunos exercitaram a mente pensando em como fazer o texto, uma vez que esse processo ocorre antes de aprender a escrevê-lo. Com auxílio, as crianças pensaram em como se faz um convite e as professoras transcreveram no quadro o texto coletivo.

A autora Grasiela aceitou o convite, foi até o Colégio e contou que a inspiração para escrever o livro veio de seu filho que, na época, estava conhecendo as letras. No mesmo período também estava acontecendo um concurso na Fundação Logosófica para transformar alguns textos em livros e seu texto sobre o alfabeto ganhou a oportunidade de ser ajustado em formato de livro. Assim, o propósito que teve de fazer um bem para seu filho se estendeu a muitas outras crianças!

As crianças se sentiram muito felizes e cada um se apresentou e contou qual é a primeira letra do seu nome!

“E se querem expandir a vida mais ainda, unam à própria alegria à alegria do semelhante. Unam o próprio esforço ao de outros e sentirão, assim, que a vida ganha mais corpo, porque o que os demais sentem, por reflexo sentirão também. É como se todas as vidas se constituíssem numa só, gigantesca.” Sabedoria Logosófica