Unidade Florianópolis intensifica práticas corporais de aventura

Unidade: Florianópolis | 21 Oct 2018

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da disciplina de Educação Física traz em seu documento que as práticas corporais de aventura são atividades que exploram expressões e formas de experimentação provocadas por situações de imprevisibilidade que se apresentam em um ambiente desafiador.

No Colégio Logosófico de Florianópolis essas atividades são realizadas nas aulas/atividades de Educação Física pelo professor Willian Amorim, priorizando a prática ao ar livre, em contato direto com a natureza: “Optamos pela prática do slackline e da falsa baiana, que são atividades desafiadoras e, o mais importante, que ampliam  e estimulam o equilíbrio físico e emocional das crianças, indo ao encontro do tema anual do Colégio que é a A busca do equilíbrio”.

Vale esclarecer que a falsa baiana é uma atividade de deslocamento de um ponto a outro, que utiliza duas cordas, uma em cima e outra abaixo da criança. Uma das cordas é usada para que a criança segure com as mãos e a outra para caminhar, exigindo equilíbrio e concentração. Já o slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, e possui benefícios físicos e mentais como a consciência corporal, tempo de reação e coordenação.

De acordo com o professor, em todas as turmas as crianças demonstraram alegria e interesse, participando das atividades e fazendo muitas perguntas. Além disso, é possível observar a superação individual na realização das atividades, a melhora do equilíbrio corporal e o estímulo que as crianças sentem em ajudar os colegas que têm mais dificuldades.

“...será fácil deduzir que o ser humano deve aprender, aprender muito, ilustrar-se amplamente, consolidar sua cultura em todos os aspectos. Acima de tudo, porém, se quiser triunfar decididamente na vida, conquistando posições que poderiam parecer inacessíveis a suas forças, deve abastecer seu ânimo de muita paciência, muita vontade e muito entusiasmo. Depois, traçar para si um plano de tudo que se propõe fazer, e fazê-lo, apesar de todas as dificuldades que se lhe apresentem.” Sabedoria Logosófica