Infantil 3 escala o Time da Superação e faz goleada de aprendizados

Unidade: Florianópolis | 21 Oct 2018

As professoras do Infantil 3 iniciaram a construção da imagem de um time de futebol tendo como referência a Copa do Mundo que aconteceu neste ano. Foi realizada uma reflexão sobre os valores e virtudes que devem ser cultivados para que uma equipe cumpra com seu objetivo e, foi concluído que, assim como um time de futebol, a turma do Infantil 3 também é uma equipe.

Em um esquema de votação, foi escolhido o nome para o time e o mais votado foi “Time da Superação do Infantil 3”. Cada criança escolheu um número para ser o seu dentro do time e para ser o número do uniforme do boneco que cada uma pintou (que seriam os jogadores do time).

Também foi pintado de verde um isopor, em formato de maquete, para ser o campo de futebol. Em seguida, cada um colocou os bonequinhos que havia confeccionado e formou a imagem do time. Ao longo dos dias, as crianças recordaram as virtudes e, prontamente, se dispuseram a exercitá-las.

Ao longo da atividade, as crianças trouxeram vários conceitos: colaboração, saber ouvir, respeito, amizade, atenção, cumprir com os combinados, ter uma postura adequada, ser suave, ter interesse pelo saber, cujo o cultivo tem sido estimulado na prática.

Ao passo que vão formando a imagem de uma equipe, os alunos são estimulados a exercitarem as virtudes em outras equipes, como a equipe da família, da vizinhança e da humanidade.

No dia a dia, as docentes estão fazendo a chamada dos alunos relacionando com as virtudes que estão cultivando, isto é, ao invés de chamar as crianças pelo nome, chama pelas suas virtudes.

Foi realizado também o registro em desenho sobre algum momento em que a criança estivesse cultivando essa virtude. Foram feitos lindos desenhos e muitas crianças conseguiram observar na vida em que momentos as virtudes estão presentes.

“Aproveitamos para colocar em exposição nosso projeto na Feira do Conhecimento: ao redor do nosso campo, colocamos algumas das virtudes que estamos cultivando e também deixamos à disposição alguns papéis para que as pessoas que visitassem nosso espaço também pudessem registrar alguma virtude que estivesse cultivando”, disseram as professoras.

A cada dia, as virtudes estão mais presentes na convivência do Time da Superação!

“Nada há que estimule tanto como os êxitos obtidos mercê do esforço, do empenho, da constância e do entusiasmo sabiamente orientados.” Sabedoria Logosófica