2º Ano do Ensino Médio faz experimento de temperatura e calor e constrói um calorímetro

Unidade: Funcionários | 14 Oct 2018

Para completar e ilustrar o conteúdo de termoquímica estudado teoricamente em sala de aula, os alunos foram encarregados de medir o calor absorvido e liberado ao serem misturados quantidades especificas de água com temperaturas diferentes. Um dos grupos realizou suas medições com um calorímetro. Os demais grupos tiveram que construir um calorímetro usando um béquer e jornais. A função do jornal era servir como material isolante impedindo as trocas de calor com o meio, ou seja, ter a mesma função que um calorímetro.

O calorímetro é um instrumento usado para fazer medida de calor trocado em dois ou mais corpos com temperaturas diferentes. Após a parte experimental, os alunos efetuaram os cálculos de calor liberado e absorvido e analisaram a eficácia dos calorímetros construídos, verificando se eles foram capazes de minimizar as trocas de calores durante as medições.

Os alunos puderam perceber que, com o uso do calorímetro obtinham resultados mais precisos do que com o do calorímetro feito de béquer e jornal, e que a maior absorção e a liberação de energia estavam associadas a uma maior diferença de temperatura nos líquidos misturados.

Os alunos puderam também compreender as trocas de energia envolvidas ao misturarem a água em diferentes temperaturas e como esta energia pode ser medida, com o auxílio do calorímetro. Além disso, os alunos puderam compreender o que é um calorímetro, como e para que é usado e como pode ser construído.