1º e 2º Ano do Ensino Médio desenvolvem coreografias no ciclo de aulas sobre Danças

Unidade: Funcionários | 14 Oct 2018

Considerando sua importância e que o conteúdo de Dança está presente nas Leis de Diretrizes e Bases na disciplina de Educação Física, a professora Gabriela Cavalieri propôs às alunas construírem uma coreografia de uma música que elas escolhessem em conjunto.

A dança é uma forma de expressão corporal que favorece o desenvolvimento de habilidades motoras, como espaço-temporal e equilíbrio; de capacidades físicas, como flexibilidade e resistência muscular, além de aproximar os alunos da sociedade em que estão inseridos.

Com a dança podemos levar os alunos a conhecerem a si próprios, a explorarem o mundo da sensibilidade e da criatividade e a explorarem novos sentidos. Também é uma oportunidade para trabalhar em equipe e a vencer algumas dificuldades psicológicas, como a inibição, exercitando valores como a valentia, o esforço, a perseverança e a constância.

“A atividade foi um desafio, pois o conteúdo de dança não é muito trabalhado em nossas aulas. Além do mais, construir uma coreografia, mesmo que simples, é uma atividade que exige repetição, construção, constância, dedicação e trabalho em equipe durante aulas seguidas. Mas mesmo com todos os desafios, os alunos conseguiram desenvolver e finalizar as coreografias, apresentando um resultado com harmonia e sincronicidade de acordo com as condições de cada conjunto. Ao final de cada apresentação, percebemos a alegria de todos por conseguirem finalizar um trabalho proposto e realizado em conjunto”, Gabriela Cavalieri.