Geladinho de Manga é motivo de aprendizado com a nutricionista do Colégio

Unidade: Funcionários | 15 Sep 2018

A nutricionista da Unidade Funcionários, Ana Cecília Ferreira, explicou para os alunos que pela enorme diversidade encontrada em nosso país, alguns alimentos têm nomes diferentes em diferentes estados. Como exemplo, citou a mexerica, conhecida em outros locais como tangerina ou bergamota; a mandioca é chamada de macaxeira no Nordeste e de aipim em algumas cidades; o pão francês é conhecido como pão de sal, carequinha e bengala. Para enriquecer a atividade, fez com as diversas turminhas do Infantil e 1º Ano do Fundamental I, um chup-chup de manga. As turmas participaram de todo o processo e depois puderam degustar dessa delícia! O chup-chup tem diversos nomes: geladinho, sacolé, dindin e juju.

As turmas do infantil 4, 5 e 1° ano também puderam levar um jogo da memória com esses nomes, para colorir e brincar. Os alunos também puderam compreender como a manga, um alimento natural e cheio de vitaminas, chega até nós como um produto diferente em sua forma, sabor, textura e temperatura.

Envolvendo as crianças em atividades de culinária, Ana Cecília compreende que “despertamos o interesse delas sobre esse assunto e colaboramos para que conheçam a diversidade de vocabulário do Brasil. A atividade foi muito divertida e as crianças adoraram desenvolvê-la na Cozinha Experimental! Ainda conseguimos estimulá-los na prática da paciência, pois tiveram que esperar o geladinho ficar pronto de um dia para o outro”.