2º Ano do Ensino Médio investiga a composição das conchas e corais

Unidade: Funcionários | 8 Sep 2018

Associando o projeto Milhas Marinhas com os conceitos químicos estudados durante o ano, os alunos receberam a seguinte tarefa: investigar a composição dos corais e conchas. Para isso eles receberam algumas conchas e um frasco com solução aquosa de ácido clorídrico. Ao gotejar a solução nas conchas os alunos observaram uma efervescência identificando a presença na composição de um carbonato.

Em seguida foi discutida a relação entre o efeito estufa a destruição dos corais. Foi concluído, com a contribuição das discussões dos grupos, que o aumento de gás carbônico na atmosfera acidifica a água do mar provocando a destruição dos corais.

Os alunos puderam discutir sobre algumas consequências ambientais e sua relação com o ecossistema marinho. Além disso, o experimento foi muito significativo, visto que os alunos puderam relembrar os recentes momentos vividos por eles durante a viagem do projeto.

“A Logosofia não aconselha crer no que se estudou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Curso de Iniciação Logosófica - parágrafo 40