3º Ano se inspira com projeto literário e cria o Caderno das Recordações

Unidade: Uberlândia | 2 Sep 2018

As professoras da Turma da Simpatia (3º Ano), Roneida Alves, Mariana Almeida e Isabela Belter, realizaram o projeto de leitura utilizando o livro A lanterna de pirilampos, da autora Isabel Cristina Faria Freitas.

As docentes conversaram com a turma sobre as brincadeiras e aventuras que a autora relatou em sua infância, durante a viagem de férias ao sítio dos avós, recordada por ela com muita gratidão! As crianças concluíram que viajar também é uma forma de estudar.

As professoras propuseram as seguintes reflexões: “devemos recordar somente os momentos felizes? O que podemos aprender ao recordar momentos nos quais vivemos algumas dificuldades? Podemos superá-las ao viver situações semelhantes?”.

Alguns ensinamentos de González Pecotche orientaram o trabalho, entre eles: “Não há dúvida de que aquilo que comoveu com mais força a sensibilidade, como o que se observou, escutou ou leu atentamente, perdura na recordação”.

Em outro momento, toda a turma pesquisou sobre os pirilampos e confeccionou lindos cartazes.

Inspirados pela história do livro, os alunos finalizaram o projeto com um lindo Caderno das Recordações e combinaram de anotar nele os momentos felizes vividos com a família e amigos!