1ºA brinca de supermercado para aprender Matemática e cultivar valores

Unidade: Funcionários | 2 Sep 2018

As professoras Priscila Pando e Juliana Domingues simularam, em sala de aula, um supermercado, com embalagens de produtos, notas de dinheiro e teclados de brinquedo. Através da brincadeira, observa-se que o envolvimento dos alunos com o conteúdo é maior, criando oportunidade de trabalhar alguns aspectos importantes de forma bem feliz: consumo consciente, respeito às regras da brincadeira, cortesia no trato com nossos semelhantes, contenção ao impulso de comprar; pensar antes de fazer, dentre outros.

As crianças realizaram esta atividade de forma muito positiva. Na parte da Matemática, souberam fazer as contas com registros, como fazem em sala e nos deveres de casa. Na conversa com as professoras, após a brincadeira, os alunos puderam refletir sobre o que viveram, os pensamentos que puderam identificar e o que levaram em conta ao comprar os produtos. Manifestaram que pensaram se realmente precisavam de um ou outro produto, que tiveram vontade de comprar mais de um, mas perceberam que seria exagero, e compararam os preços de um mesmo produto, optando pelo mais barato.

Priscila e Juliana conversaram também sobre os prejuízos causados ao nosso planeta, além da quantidade crescente de produção de lixo, gerada pelo consumismo desenfreado.