Infantil 4B conversa sobre o país onde moramos

Unidade: Funcionários | 2 Sep 2018

Numa atividade especial no pátio, as professoras Shirléa Rocha Cézar Ribeiro e Marília Sales conduziram as crianças a identificar o país onde moram como parte do Projeto Universo.

Para isso, a professora Shirléa, convidou os alunos a representarem o Sistema Solar, perguntando em seguida, em qual planeta nós moramos. Todos foram enfáticos em dizer que moramos no planeta Terra. A professora fez um círculo no chão para representar o nosso planeta e, para que os alunos compreendessem melhor, a professora mostrou um mapa da América Latina. Eles puderam observar que dentro do planeta há terra, água e plantas. Dessa forma foi possível relatar a eles que o Brasil está localizado em um pedaço de terra dentro do nosso planeta e que há outros pedaços que são outros países.

A professora explicou que quem nasce no Brasil, é brasileiro, perguntando o que tínhamos de bom em nosso país. Alguns responderam que temos brincadeiras legais, outros que temos plantinhas boas para comer. A professora foi completando com outras informações: o Brasil é um país lindo, com muitas coisas boas. Citou o exemplo de que não  sofremos com grandes forças da natureza (tsunami, frio extremo etc), que o solo do nosso país é rico, o que propicia maior variedade de alimentos e falou também sobre a água, que temos em abundância. Como curiosidade falou que é muito raro encontrar coxinha e brigadeiro em outro lugar, que não seja no Brasil.

Terminou a conversa ressaltando como devemos ser gratos por morar num lugar tão bom, amparados por uma família tão feliz.

“Tendo em vista o cenário atual político do Brasil, vimos a necessidade de encantar as crianças e muni-las de defesas mentais contra críticas negativas em relação à nossa nação. As crianças não possuem senso crítico para fazerem suas próprias conclusões e acabam absorvendo críticas negativas o que acarreta em formar um conceito deturpado do Brasil.” Marília Sales.