7º Ano faz analogia entre o mundo do futebol e a sala de aula

Unidade: Brasília | 5 Aug 2018

Aproveitando a época de Copa do Mundo, foi realizado um trabalho com os alunos do 7° Ano por meio de analogias entre o mundo do futebol e a sala de aula.

Inicialmente, foi destacado as semelhanças existentes entre a estrutura do futebol e a de uma escola, dentre elas: a torcida é representada pela família e amigos, o time (seleção) é a turma, os jogadores são os alunos, os técnicos são os professores, a comissão técnica é formada pelo serviço de orientação, a coordenação e a direção. O árbitro é representado pelas normas e regimentos do Colégio. E, para coroar uma boa partida de futebol é preciso fazer gols, o que podemos comparar ao bom desempenho escolar.

Num segundo momento, os alunos fizeram uma autoavaliação sobre o bimestre e, para isso, continuaram a utilizar analogias com o mundo do futebol. Cada aluno recordou em que momentos do bimestre cometeu faltas como: não prestar atenção às aulas, não realizar as tarefas ou não trazer os materiais. Depois, os adolescentes avaliaram se, em algumas das situações registradas, deveriam ter levado um cartão amarelo.  E identificaram, também, se em algum momento foram merecedores de um cartão vermelho.

Em seguida, foi pedido aos alunos que pensassem em alguns impedimentos que contribuíram para o não cumprimento desses objetivos. Eles identificaram a falta de vontade, a impulsividade, a soberba, a desobediência, a irritabilidade, a falta de memória, a impaciência, a indisciplina, a desordem, a brusquidão, o descumprimento e a inconstância. Eles elegeram essas deficiências e observaram que elas atuam como uma linha de impedimento, atrapalhando a chegada ao gol, ou seja, ao bom desempenho escolar.

Entretanto, os alunos concluíram que tais deficiências não deveriam abater o ânimo, pois como ensina o autor da Logosofia – no livro Deficiências e Propensões do Ser Humano: “é preferível conhecer que inimigos temos dentro, para combatê-los com lucidez mental, a ignorá-los”. E, sendo assim, compreenderam que têm de combater os impedimentos utilizando, como estratégia, as antideficiências.

Para concluir a analogia, a professora salientou que, para se alcançar um bom resultado, é preciso que toda a equipe esteja em harmonia e com um mesmo propósito. Cada jogador tem sua importância dentro do time e cada um deve ocupar e desempenhar bem sua função. É importante a lei de conjunto atuar, promovendo um ambiente favorável para que todos obtenham os melhores resultados.

Os alunos finalizaram o trabalho desenhando uma bola de futebol e, em cada, registraram uma antideficiência que os ajudará na busca por melhores resultados. O trabalho ganhou o título: Driblando as dificuldades em sala de aula.