Turmas do 6º e 7º Ano elaboram receitas sobre a busca do equilíbrio na vida

Unidade: Cidade Nova | 9 Jun 2018

Nas aulas de Produção de Texto, os alunos do 6º e 7º Ano trabalharam com o texto injuntivo. Ao estudar esse tipo textual, eles aprendem que se caracteriza como tal pelo fato de a intenção estar voltada para instruir o interlocutor acerca de um determinado procedimento. Cabe aqui ressaltar que esse aspecto voltado para a orientação não possui essência coercitiva, apenas sugere como algo deve ser feito. Eles analisaram as características dos gêneros que são exemplos de texto injuntivo: bula de remédio, manual de instrução e receitas.

Em seguida, a professora propôs a produção de um álbum de receitas, mas não receitas comuns. Elas deveriam falar sobre a busca de uma vida equilibrada. Com essa proposta, cada aluno elaborou sete receitas contendo elementos importantes para propiciar a convivência harmônica entre as pessoas. Os temas destacados foram: família, natureza, escola, consumo consciente, tempo, tecnologia e mundo interno/externo.

A finalização do trabalho aconteceu durante o Festival Literário com a degustação de bolos feitos pelos alunos e mães. No dia do evento, além da visitação e exposição dos trabalhos, as famílias foram convidadas a produzirem, também, receitas “equilibradas” em que os ingredientes são os valores escolhidos por eles. Já o modo de preparo foi ditado de acordo com a orientação própria de cada aluno.