Infantil 4 A estuda os sentidos de forma ampla

Unidade: Chapecó | 9 Jun 2018

Foi iniciado na turma do Infantil 4 A, sob orientação das professoras Débora B. da Silva, Thainá C. Restelli e Eliza V. Boschi, um estudo sobre os cincos sentidos, promovendo várias reflexões  com os alunos. As professoras trabalharam que não é possível captar e perceber os arredores sem usar pelo menos um dos cincos sentidos.

Para enriquecer essa aprendizagem, foram aprofundados estudos em cada um dos cincos sentidos. Uma das atividades que mais se destacou, deixando os alunos muito animados, foi relacionada ao olfato: as crianças foram convidadas a reconhecer determinado perfume - se era do pai ou da mãe -, que estava em um fragmento de papel. A atividade foi planejada e organizada nos dias anteriores com orientações para os pais encaminharem os “aromas” nos papéis.

Um dos aspectos destacados pelas docentes foram as diferentes reações e fisionomias das crianças quando reconheciam o perfume. Outras atividades também geraram estímulo, com sabores, toques, tinturas, observação do ambiente ao seu redor.

“Foram atividades especiais, pois os alunos exploraram diferentes sensações e esclareceram alguns entendimentos acerca das funções de seu corpo, buscando o conhecimento de si próprio. Ações como esta são importantes para o desenvolvimento contínuo das crianças”, finalizou a professora Debora, regente da turma.