3º Ano aprende conceitos importantes com a fábula do porco espinho

Unidade: Chapecó | 9 Jun 2018

A turma do 3º Ano, das professoras Daniela A. Farias e Amanda Popiolski, dentro do conteúdo gêneros textuais, estudou a fábula do porco espinho.

Os alunos aprenderam que as fábulas são contos nos quais os personagens são animais que representam atitudes e sentimentos do ser humano. Essa fábula se passa na era glacial, quando muitos animais morriam devido ao frio intenso.

Na história, os porcos espinhos, percebendo a situação, resolveram se reunir em grupos. Assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso, decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.

Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. A opção foi por voltar a ficar juntos.

As professoras fizeram a analogia da fábula e refletiram com as crianças que os animais aprenderam a conviver com as pequenas feridas que a relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.

Em sala de aula, os alunos confeccionaram o porco espinho usando novelo de lã e palitos, e intercambiaram sobre os elementos que a fábula traz sobre a convivência.

A aluna Clara Belaver relatou que: “As pessoas têm que aceitar os defeitos das outras, precisamos aprender a conviver”. O aluno Alexandre Bogo destacou: “Devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são”. Já a aluna Leticia Antunes relatou que “É importante viver em grupo, aceitando o jeitinho de cada um. É melhor do que viver sozinho”.

Além destas reflexões, as professoras conversaram sobre a importância de cada um conhecer a si mesmo, identificando aspectos nos quais pode melhorar e realizar este trabalho: trocar o que não é bom, o que nos incomoda e não nos deixa bem, por virtudes. Realizar o trabalho de aperfeiçoamento, de superação.

Os alunos tiveram um grande desafio: compartilhar suas descobertas, apresentando em algumas turmas o que aprenderam!