Atividade propicia percepção de cheio e vazio nos alunos do Infantil 1 matutino

Unidade: Goiânia | 9 Jun 2018

Para desenvolver a coordenação motora fina e promover a percepção de cheio e vazio, as professoras do Infantil 1 matutino, Rayane Carvalho, Priscila Kelida e Valéria Coelho, convidaram  as crianças para irem até a área lateral da salinha. Elas mostraram um balde vazio e o outro cheio de água e perguntaram: Qual balde está vazio? Qual está cheio? Cheio de quê? Em seguida, foram entregues aos alunos esponjas secas: Como elas são? Macias? Duras? Ásperas? Para que servem? Onde já viram algumas delas?

Em seguida as crianças foram convidadas a encher o balde vazio com água fazendo uso das esponjas.  Elas deveriam fazer dois movimentos distintos: de espremer e de torcer.

Ao fim da atividade, as professoras mostraram novamente os dois baldes para que os alunos observassem o que aconteceu: “E agora, qual deles ficou vazio? Qual deles está cheio? E o que aconteceu a que estava cheio? Como ficou? Por quê?”.

“Observamos que as crianças demonstraram muita alegria em espremer/torcer as esponjas molhadas. Ficaram inquietas ao perceberam que espremendo as esponjas a água saia das mesmas e enchia o balde vazio. As crianças que tinham mais facilidade orientavam as demais com dicas de como apertar bem as esponjas para sair mais água e encher o balde mais rápido”, disseram.