Turma do Infantil 5 brinca de supermercado

Unidade: Goiânia | 9 Jun 2018

Para estimular o hábito de consumir e utilizar o dinheiro de forma consciente, as professoras do Infantil 5, Dayanna Gomes e Viviann Waleska, propuseram aos alunos brincar do supermercado.

Primeiramente foi solicitado que as crianças colaborassem trazendo embalagens de produtos diversos para realizarem a brincadeira. Após juntarem uma quantidade suficiente, chegou o momento de brincar.

Como estavam todas as embalagens misturadas, foi necessário refletir sobre a forma como um supermercado é organizado, estimulando a necessidade de ter organização dos produtos. Em seguida foi o momento de colocar o preço, envolvendo noções de valores que já haviam sido explorados; cada criança escolhia quatro produtos e deveria pensar qual seria o preço.

Depois foi o momento de reflexão sobre o consumo consciente:  podemos comprar tudo o que queremos? É importante planejar conforme a necessidade? É importante saber quanto de dinheiro temos disponível?  O que realmente precisamos comprar? Alguns alunos manifestaram o aspecto da lista que a mãe faz antes de ir às compras. As professoras ressaltaram a importância de estar atentos aos pensamentos que podem surgir nesse momento: de consumismo, impaciência e incompreensão.

A turma foi dividida em grupos e todos tiveram a oportunidade de comprar e de serem caixas de supermercado, o que permitiu explorar algumas operações matemáticas nas caixas registradoras.

“Observamos que, durante a brincadeira, preocupavam-se e ficavam atentas ao quanto de dinheiro tinham disponível e quanto custavam os produtos que precisavam comprar, manifestando indícios de reflexões sobre o consumo consciente. A atividade foi aproveitada da melhor forma possível!”, observaram as docentes.