Projeto Reconto de Histórias é iniciado no Infantil 4

Unidade: Cidade Nova | 6 Jun 2018

As professoras Nirvana Arantes e Letícia Fajardo iniciaram, no Infantil 4, o projeto Reconto de Histórias. Toda sexta-feira, um aluno escolhe um livro literário na Biblioteca e o leva para casa. Com a colaboração da família, a criança escuta toda a história e depois a reconta para seus pais e familiares. Na sexta-feira da semana seguinte, o reconto da história é feito em sala de aula para as professoras e os colegas.

De acordo com a docente Nirvana, as crianças responsáveis pelo reconto da semana participam dessa atividade com muito gosto e alegria. “Esse projeto favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção e da concentração, estimula o gosto pela leitura e propicia a aquisição de novas palavras que ajudam na expressão oral da criança. Além disso, é muito importante que desde pequenas as crianças criem o hábito de ler o que, consequentemente, irá ajudá-las na escrita”, afirmou a docente.

A professora Letícia comentou que o momento da apresentação tem sido muito especial. “As crianças que fazem o reconto se esforçam para serem fiéis à história, contando detalhes da mesma. Também buscam falar alto para que todos os colegas entendam e desfrutem do momento com alegria. E os alunos que escutam a história também têm se esforçado para ouvir até o final em silêncio, cultivando assim a paciência, a colaboração e o respeito”, concluiu.