Alunos do 8º e 9º Ano visitam exposição sobre Leonardo Da Vinci

Unidade: Cidade Nova | 6 Jun 2018

No século 14, a Europa passava por um período de mudanças, que ficou conhecido como Renascimento, relacionado especialmente aos campos cultural e artístico. Um dos principais nomes desse movimento foi Leonardo Da Vinci, autor de algumas pinturas que se tornaram símbolo do período, como A Virgem dos Rochedos, A Última Ceia e a icônica Monalisa, originalmente La Gioconda. Com o objetivo de explorar todas as facetas desse gênio renascentista, estava em cartaz, em Belo Horizonte, a mostra Da Vinci – A Exibição.

Os alunos do 8º e 9º Ano foram visitar a exposição, que trouxe à tona inquestionável genialidade de Leonardo da Vinci em suas mais variadas facetas. Além das invenções, a exposição trouxe as mais importantes pinturas do artista, entre elas a réplica de Monalisa, a Anunciação. Dividida por áreas de estudo, ela mostrou as grandes invenções de Da Vinci em mecânica, hidráulica, geometria, militarismo e voo.

O enfoque da visita era relacionar a Matemática e a Física às grandes invenções dele, além de suas obras de arte, mostrando para os alunos a grande contribuição de Leonardo Da Vinci para a atualidade. Além de um grande pintor, ele se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, entre outros talentos.

Segundo relatos dos alunos, a Matemática foi vista em todos os locais da exposição, uma vez que cada obra feita por ele havia um uso da Matemática, seja para calcular as engrenagens, medir ângulos ou dar profundidade e perspectiva aos seus quadros.

A exposição Da Vinci – A Exibição já foi exposta nos Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai, Equador, Espanha, Tailândia e China, sendo inédita no Brasil com o selo Exhibition Club. Já passou pelas cidades de Las Vegas, Nova York, Bangcok, Madrid, Buenos Aires, Cidade do México, Santiago de Chile, Quito, Bogotá, Montevidéu e outras importantes cidades do mundo. No Brasil, já esteve em Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória e Londrina.