Turmas do Fundamental 1 realizam exposição inspirada no tema “Equilíbrio na Natureza”

Unidade: Uberlândia | 1 May 2018

Para conhecer algumas formas de equilíbrio na Natureza, compreendê-las e aprender com elas, as professoras Glênia Naves, Daniela Nunes, Roneida Alves, Priscila Verri, Leticia Silva e os alunos do 1º ao 5º Ano realizaram uma linda exposição das pesquisas realizadas acerca do tema.

Os alunos do 1º Ano - Turma da Valentia - apresentaram o resultado da pesquisa sobre a importância das plantas - estudo que deu início ao Projeto Equilíbrio na Natureza: a busca por uma alimentação saudável. Com a colaboração da família, além da pesquisa, os alunos montaram lindos cartazes e maquetes que foram expostos na sala e cada um, ao lado de seu cartaz ou maquete, explicou aos alunos das outras turmas o que aprendeu.

Os alunos do 2º Ano -  Turma da Bondade -  apresentaram suas descobertas sobre o ciclo de vida das borboletas e o que aprenderam sobre as diferentes fases pelos quais estes insetos passam, como também algumas analogias que fizeram com a vida dos seres humanos. Apresentaram, ainda, as diferentes fases da borboleta por meio de um vídeo e as crianças apresentaram seus modelos feitos de massinha, barbante, sagu, folhas, tintas e papel Kraft. Como é bom poder aprender com o exemplo da natureza!

Os alunos do 3º Ano - Turma da Simpatia - apresentaram sobre os movimentos do planeta Terra – rotação e translação. Com uma lanterna para representar o sol e um globo terrestre, explicaram como ocorrem o dia e a noite, e apresentaram também as atividades que realizaram, listadas em dois murais: o do dia e o da noite.   Ainda recitaram o poema O dia e a noite, de Mary França.

Os alunos do 4º Ano – Turma da Paciência - apresentaram o que estão aprendendo: a Criação é o primeiro e grande campo experimental de todo ser humano, pois nela está expressa a sabedoria do Criador. Estudaram sobre o ciclo da água, que é a renovação constante das águas, por meio de um movimento natural permanente.

Os alunos do 5º Ano apresentaram  sobre os sistemas que compõem o nosso corpo. Com cartazes e vídeos, mostraram que todos eles trabalham de forma integrada e respondem de forma conjunta aos estímulos do ambiente.

Para a professora Glênia, “foi muito estimulante para nossas crianças realizarem essa troca de experiências. Sentiram-se felizes ao transmitir o conhecimento adquirido e também ao receber informações de outras crianças. Observamos muita disposição, alegria, esforço, responsabilidade e entusiasmo. E para nós, professoras, foi prazeroso intermediar as pesquisas e o preparo para as apresentações. Aprender, vivenciando o conhecimento adquirido faz a diferença!”.